Geração Fotovoltaica
Nas últimas décadas, sistemas de suprimento de energia que utilizam recursos renováveis, Geração Fotovoltaica, têm sido estudados e empregados como opção para o fornecimento de energia elétrica. Devido aos avanços da tecnologia fotovoltaica, associada à diminuição de custos e maior conhecimento de seu desempenho, os sistemas para Geração Fotovoltaica apresentam-se como uma opção tecnicamente promissora.
Esta tecnologia evita as emissões de gases poluentes e é uma fonte alternativa que diversifica a matriz energética.
Para complemento da energia hidrelétrica é necessária uma fonte energética com várias características ecologicamente corretas, a energia solar fotovoltaica é uma dessas fontes, pois é limpa (não poluente), inesgotável, silenciosa, estática, distributiva, simples em sua operação, possui características modulares podendo-se integrar as edificações.
Adicionalmente, como a energia é cada vez mais necessária para o desenvolvimento humano, utilizar a fonte de Geração Fotovoltaica próxima ao ponto de consumo é uma maneira eficaz de reduzir as perdas por transmissão e distribuição.
A DUTRALACROIX e sua experiente equipe de engenheiros estudam, projeta e instalam sistemas de Geração Fotovoltaica integrada à estrutura de edificações ou em áreas disponíveis.
Através da análise elaborada pela DUTRALACROIX , pode-se quantificar a contribuição energética de uma unidade Geradora Fotovoltaica para a redução de consumo energético na rede em que o consumidor estiver conectado.
Contribuição da Geração Fotovoltaica na redução do consumo de energia elétrica proveniente da rede pública
A Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no 482/2012 já regulamenta a conexão de microgeradores de Geração Fotovoltaica à rede de distribuição, com a possibilidade de “vender” a energia excedente usando um sistema de compensação entre a distribuidora e o consumidor. Como a energia solar fotovoltaica seria complementar ao regime de chuvas, sua maior utilização propiciaria um ganho adicional ao seu usuário que obteria mais energia autogerada exatamente nos meses de tarifa mais alta. Além disso, permitiria ainda um ganho a todo o sistema, por reduzir a demanda agregada nos meses de maior custo de geração.
Contribuição da Geração Fotovoltaica na redução da emissão de gás CO2 (dióxido de carbono)
Quantidade de CO2 liberados na atmosfera para produzir 1 kWh no Brasil. Algumas das fontes de energia são petróleo, gás natural, carvão, resíduos sólidos urbanos (energia térmica), urânio enriquecido (nuclear), gradientes de água (hidrelétricas), calor da terra (geotérmica),energia eólica (vento), solar (fotovoltaica e térmica), biomassa, etc. Cada nação tem diversas usinas que utilizam fontes de energia diferentes, então o valor de kg CO2/ kWh será diferente para cada país, esse fator pode ser usado para calcular as emissões no ambiente de CO2 evitadas no país onde a Geração Fotovoltaica está instalada. No Brasil o fator é de 86,7654 (g CO2/kWhel)
Fonte:International Energy Agency (IEA),2010.